A importância de estar com o exame preventivo em dia

No Brasil, o câncer de colo de útero é o 3º tipo mais comum de câncer em mulheres. Entenda como o diagnóstico precoce por meio do exame preventivo pode salvar vidas. Como o próprio nome sugere, o exame preventivo tem o objetivo de atuar, previamente, no diagnóstico do câncer de colo do útero e de outras doenças.

O procedimento é conhecido como Papanicolau e é realizado pelo médico ginecologista.

O estágio inicial da doença consiste no surgimento de lesões cancerígenas no colo do útero, que não apresentam sintomas e, portanto, só podem ser identificadas com o exame.
A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 100%.

As ações de conscientização sobre a importância do exame preventivo periódico visam evitar que a mulher seja submetida ao desgaste físico e emocional do tratamento contra o câncer.

O Papanicolau deve ser realizado 1 vez ao ano em mulheres que já iniciaram sua vida sexual, especialmente entre 25 e 64 anos de idade, mas, caso estas tenham algum histórico ou irregularidade, o exame é repetido a cada 6 meses.

Como é feito o Papanicolau?

É um exame rápido e indolor, mas pode causar algum desconforto se a paciente estiver insegura ou tensa. Por isso, se for possível fazê-lo com um ginecologista de sua confiança, o procedimento será muito mais tranquilo.

O resultado do exame fica pronto dentro de 7 dias, em média, e retorna ao médico ginecologista para interpretação.

Além das lesões cancerígenas, o Papanicolau é capaz de diagnosticar uma série de doenças sexualmente transmissíveis, lesões causadas pelo HPV, infecções e inflamações vaginais.

A saúde é o seu bem mais precioso e todos os esforços realizados no sentido da prevenção devem ser valorizados.
Aqui na Viver10, contamos com profissionais ginecologistas e obstetras para cuidar de você, sempre com um atendimento humanizado e com foco em você, paciente. Agende hoje sua consulta pelo telefone 2122-9664 e mantenha seu exame preventivo em dia!

Leave A Comment