Dores nas articulações: entenda causas e tratamentos

Quando o assunto é dor nas articulações, a referência mais próxima da maioria das pessoas é um estado de dificuldade restrita exclusivamente aos idosos. Ledo engano.

O termo reumatismo, na verdade, não se trata de uma doença específica, mas várias delas com as mais variadas causas e afecções, onde todas elas estão relacionadas diretamente às articulações do corpo. Existem mais de 100 tipos diferentes de doenças que podem ser classificadas como reumáticas, tais como artrite, artrose, tendinite, gota, dores na coluna, fibromialgia, osteoporose, entre tantas outras.

O que elas têm em comum? Todas são inflamações, crônicas ou não, em um ou mais componentes de uma articulação que geram dores e incapacidade temporária ou permanente para sua movimentação adequada.

Mesmo que as dores nas articulações possam acometer qualquer pessoa em qualquer faixa etária, existem algumas recomendações universais que podem amenizar a dor e até favorecer que elas não venham a aparecer no futuro. Evitar o surgimento de doenças reumáticas, em tese, implica adquirir a consciência da importância de cultivas alguns hábitos, como:

Faça exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é muito importante para que as articulações funcionem bem, já que melhoram o equilíbrio e auxiliam na perda do excesso de peso.  Escolher atividades de baixo impacto, como bicicleta, caminhada, natação, reduzem a pressão sobre as articulações.

Alimente-se bem

Consumir alimentos como leite e derivados, couve e espinafre, que são ricos em cálcio e vitamina D, mantêm a densidade dos ossos, evitando possíveis problemas como a osteoporose.

Evite ficar o tempo todo sentado

Pessoas que permanecem paradas por muito tempo possuem grandes chances de sofrer dores nas articulações. Isso por que, quanto menor a exercitação das articulações, menor a sua lubrificação e eficiência. Por isso, evite permanecem o tempo todo sentado. Levante-se, alongue-se, caminhe.

Faça massagens

As massagens são excelentes métodos de relaxar a musculatura e liberar toda a tensão dos músculos e articulações, aliviando dores. Experimente com mais frequência.

Alongue-se com mais frequência

Alongamentos são exercícios suaves e relaxantes que, se praticados diariamente, promovem uma melhora considerável na qualidade muscular, aumentando a flexibilidade. Além disso, se forem feitos corretamente, reduzem as lesões provocadas pelo esforço do dia a dia. Inclua na sua rotina.

 

Embora estas orientações sirvam de alguma forma como prevenção, as causas das dores nas articulações são múltiplas, podendo ser desde um problema comum como falta de postura ao sentar-se na cadeira do trabalho até um desgaste mais sério como um traumatismo ou impacto grave que cause lesões nos ligamentos e articulações.

Por isso, a recomendação básica é que se as articulações começarem a doer sem qualquer razão aparente, deve-se aplicar calor ou gelo para aliviar a dor. Se a medida não resolver o problema e a dor continuar, o ideal é sempre consultar um médico para avaliar se existem problemas mais sérios relacionados à dor. Já que, diante da infinidade de causas, os tratamentos também são bem específicos e variam de acordo com o diagnóstico de cada paciente.

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