Quais as principais doenças cardíacas?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 950 pessoas morrem por dia em decorrência de doenças cardíacas no país. No mundo, são consideradas a principal causa de óbito.

As ocorrências de doenças cardíacas tendem a ser mais comuns em pessoas idosas ou com histórico familiar de cardiopatia. No entanto, o surgimento recorrente de casos entre pessoas jovens tem preocupado os profissionais da saúde, especialmente por estarem relacionados aos maus hábitos de saúde – tabagismo, sedentarismo, má alimentação, obesidade etc.

Quanto mais cedo esses hábitos forem revertidos, maiores as chances de recuperação do sistema cardíaco.

Conheça as doenças cardíacas mais comuns e seus sintomas.

#1 Hipertensão Arterial Sistêmica

O que é?

Popularmente conhecida como pressão alta, a elevação na pressão arterial, cujo parâmetro ideal é de 120/80mmHg, caracteriza-se pela força excessiva com que o sangue percorre os órgãos e artérias.

Quais os sintomas?

Infelizmente, a pressão alta não apresenta sintomas e, por esse motivo, só é percebida em algum pico ou ao causar alguma lesão interna.

Como prevenir?

Evite o estresse e reduza o consumo de sal, carne vermelha e alimentos industrializados.

#2 Cardiopatia Isquêmica

O que é?

A isquemia, ou cardiopatia isquêmica, é a diminuição ou impedimento do fluxo sanguíneo que passa pelas artérias coronárias, quando obstruídas por placas de gordura.

Quais os sintomas?

Assim como a hipertensão, a cardiopatia isquêmica também é considerada uma doença silenciosa, mas pode apresentar episódios de dor no peito ao carregar peso ou após a alimentação.

Como prevenir?

Abandone o cigarro e controle doenças como colesterol, diabetes, apneia do sono e crises de ansiedade, que podem resultar em angina – dor no peito que pode evoluir para isquemia.

#3 Fibrilação Atrial

O que é?

É uma arritmia relativamente comum em idosos, e consiste na irregularidade dos batimentos cardíacos, que ficam instáveis e mais acelerados que o normal.

Quais os sintomas?

Pode ocorrer taquicardia e, com menos frequência, dores no peito, falta de ar, fadiga e vertigem.

Como prevenir?

Evite alimentos e bebidas estimulantes, como o café e chocolate, pratique exercícios físicos e controle o colesterol, diabetes e obesidade.

#4 Insuficiência cardíaca

O que é?

A insuficiência cardíaca corresponde à falta de força no coração ao bombear sangue para o resto do corpo. Pode ocorrer após algum episódio de hipertensão, arritmia ou infecção.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns são fadiga, tosse, pernas inchadas e falta de ar.

Como prevenir?

Adote uma alimentação saudável, exercite-se regularmente, evite bebidas alcoólicas e cigarro.

Como você pôde perceber, muitas doenças cardiovasculares não apresentam sintomas no estágio inicial.

Portanto, além de manter hábitos de vida saudáveis, agende já uma consulta na Viver 10 e solicite um exame de rotina: nossos profissionais especialistas em Cardiologia terão prazer em atendê-lo para cuidar da saúde do seu coração! Ligue para 2122-9664 ou envie um WhatsApp para 99981-1034.

Leave A Comment