Cuidados com a visão na infância

Assim como várias coisas no corpo humano, a visão também é formada e tem uma fase importante na infância.

Quando a criança apresenta alguns problemas e já é levada ao oftalmologista, as chances de corrigir esse problema e garantir uma melhor visão ao paciente são maiores do que se a criança só for diagnosticada anos depois.

Já nos primeiros meses de vida é possível identificar se a criança apresenta algum problema de visão, como estrabismo, obstrução do canal lacrimal, miopia, etc.

Os sinais que podem indicar algum problema ocular na infância são:

Dores de cabeça: Muitas podem ser as causas de dores de cabeça, mas a criança que apresenta as dores constantes pode estar sofrendo de algum problema nos olhos que ainda não está sendo corrigido.

Vermelhidão: A vermelhidão pode indicar algum tipo de infecção ou inflamação. Como as crianças costumam ser agitadas e levar as mãos até os olhos sem a higiene correta, é preciso estar atento se há vermelhidão e, caso haja, levar ao oftalmo para que um exame específico seja feito.

Dificuldade para leitura: Esse sinal pode ser apontado até mesmo por professores. Quando a criança apresenta dificuldade tanto em enxergar as palavras quanto em se manter lendo fixando, pode indicar que precisa de correção na vista.

Estrabismo: O estrabismo é o famoso “olho torto”. Nos primeiros meses pode ser comum que a criança esteja estrábica, mas depois não é mais normal. Por isso, caso repare que os olhos não estão alinhando, busque um oftalmo para que a correção seja feita o quanto antes.

Cuidar da saúde das crianças é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida e um bom futuro! Aqui na Viver10 além de pediatra também contamos com oftalmologista em nosso corpo clínico. Agende uma consulta pelo número 2122-9664.

Leave A Comment