Insônia, como tratar?

A insônia é um distúrbio do sono o qual dificulta o início, permanência ou a qualidade do sono. É normal uma pessoa ter alguns episódios ao longo da vida, mas há quem sofre com a insônia com mais frequência, chegando a ter várias vezes na mesma semana e durando por meses.

O distúrbio pode ter diversas causas, como relacionados ao ambiente, a um acontecimento traumático, ao estilo de vida e até a doenças. Por isso, é importante antes identificar a causa para procurar por um tratamento mais eficaz.

O indicado é fazer um diário do sono, anotando a hora que se vai dormir, se acordou durante a noite, o motivo e a hora em que acordou, além das atividades realizadas antes de ir para cama. Essa prática vai ajudar a identificar a causa da insônia e o médico, caso procure por um, poderá indicar um tratamento adequado mais rapidamente.

Faça uma higiene do sono

Se perceber que está com dificuldade em adormecer, acordou durante a noite ou sentir que o sono não restaurou suas energias, comece fazendo uma higiene do sono antes de tomar qualquer remédio. Isso consiste em ter boas práticas que ajudam o corpo relaxar e a entrar no “modo sono”, além de cortar práticas que fazem justamente o contrário. Veja abaixo o que vai te ajudar a dormir melhor:

  • Não coma muito antes de dormir;
  • Não tome estimulantes antes de deitar (como bebidas com cafeína, nicotina e álcool);
  • Não faça exercícios antes de ir para a cama;
  • Durma e acorde na mesma hora;
  • Prepare o ambiente para dormir (apagar a luz, fechar portas e janelas, desligar televisores e celulares);
  • Não tire cochilos ao longo do dia.

Remédios naturais

Para complementar a sua higiene do sono, é possível tomar remédios naturais e chás calmantes. Para os chás, você pode escolher camomila, erva-cidreira, maracujá, valeriana entre outros.

O mais importante é nunca se automedicar, uma vez que todo remédio possui efeitos colaterais que inclusive podem piorar a qualidade do sono e até levar a dependência. Então, procure um médico assim que perceber que as suas atividades são prejudicadas por não ter uma boa noite de sono e essa situação se perdurar por mais de 3 meses.

Sofre de insônia? Agende uma consulta com os médicos da Viver10! Contamos com clínico geral, psiquiatra, endocrinologia e outras 15 especialidades médicas. É só ligar para (47) 2122-9664.

Leave A Comment