Conheça três benefícios da acupuntura para a saúde

Acupuntura: conheça três benefícios da técnica para a saúde

Recurso terapêutico chinês, a acupuntura tem se tornado uma excelente alternativa para tratamentos de algumas doenças. A técnica restabelece o equilíbrio energético do paciente com a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Isso porque a técnica, praticada na China há mais de dois mil anos, parte do pressuposto de que existem padrões de energia (denominadas pelos chineses como Qi) que circulam pelo corpo e são imprescindíveis para a nossa saúde. Assim, quando existem desvios dessa energia ela se acumula em alguns pontos e, com o desequilíbrio, surgem as doenças, daí a necessidade de retirar estes acúmulos com a acupuntura.  

O fato de não haver contra indicação, a rapidez dos resultados, a ausência de efeitos colaterais se comparado ao uso de medicamentos e diminuição no uso de fármacos para tratamento de doenças são alguns dos benefícios da acupuntura.

Os resultados do processo, que é reconhecido como especialidade médica no Brasil desde 1995, são muitos. A modalidade auxilia no alívio de dores musculares, enxaqueca, dores de cabeça  tensionais, alterações gastrointestinais, além de ser recomendado também para casos de alterações emocionais, como o estresse, insônia, ansiedade e até nos indesejáveis sintomas da tensão pré-menstrual (TPM.

  1. Combate a ansiedade e o estresse

Pacientes com ansiedade, dificuldade de relaxar, inquietação, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração e perturbação de sono podem encontrar na acupuntura uma excelente aliada no tratamento.  A técnica ajuda na liberação de substâncias endógenas – liberadas pelo próprio organismo -, como endorfina e serotonina, que são calmantes naturais e auxiliam no combate aos sintomas listados acima.

Pesquisas comprovam que a acupuntura age em áreas cerebrais semelhantes às acionadas por medicamentos antidepressivos, ajudando ainda mais em seu efeito ansiolítico.

  1.   Alivia os sintomas da TPM

O conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes do período pré-menstrual aterroriza grande parte das mulheres.  Cólicas, inchaço, mau humor e dores de cabeça podem ser aliviados a partir de sessões de acupuntura, pois ajuda a regular o sistema nervoso e endócrino, além de auxiliar no funcionamento do fígado.

Geralmente, especialistas requerem de oito a dez sessões de acupuntura para tratamento da tensão pré-menstrual. Conforme resposta terapêutica, a recomendação é realizar o tratamento mensalmente, com uma sessão na semana anterior ao período menstrual.

  1.    Alivia dores crônicas

As dores crônicas são aquelas que surgem com frequência e podem ser causadas por diversas patologias, como artrite, lombalgias, fibromialgia tendinite, enxaqueca, entre outras.  Em geral, a acupuntura é uma boa escolha por estimular o sistema nervoso e provocar a liberação de moléculas mensageiras neuroquímicas, trazendo alívio à dor.  O estímulo de alguns pontos através da acupuntura interage com áreas do cérebro que reduzem a sensibilidade à dor e a tensão, além de promover o relaxamento.

O mais indicado é fazer uma consulta médica para avaliar se a acupuntura é o método mais indicado para sua queixa e quantas sessões serão necessárias.

Agora que você já sabe um pouco das inúmeras vantagens da acupuntura, agende sua consulta conosco. Aqui na Viver10 nós garantimos sua segurança com profissionais qualificados, além de procedimentos a preços acessíveis. Ligue para 2122-9664 e agende uma consulta!